sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Múltiplas Funções

Monitores de LCD dominam o mercado graças à queda dos preços e à diversidade de recursos. Mas o avanço de outras tecnologias, como OLED e FEED, pode ameaçar o reinado dos displays de cristal liquído.

Cobiçados pelos consumidores por muito tempo, os monitores de LCD não são mais um sonho distante. Nos últimos anos, o preço do equipamento caiu sgnificativamente. Para se ter uma idéia da redução, em março de 2006, um monitor de 19 polegadas com resolução de 1280 X 1024 pixels custava por volta de 3,3 mil reais. Hoje, pode ser comprado por 800 reais.
Essa queda nos preços explica o rápido crescimento da tecnologia. De acordo com pesquisa da IDC, a venda de monitores de LCD cresceu 200% nos seis primeiros meses de 2007 em relação ao mesmo período de 2006, contabilizando 4 milhões de unidades comercializadas.
O design do equipamento e o lançamento de novas funcionalidades encantam o consumidor. Os fabricantes investem na variedade e apresentam modelos com tamanhos e características diferenciadas. Tudo isso levou o LCD a ultrapassar os limites do PC e a agregar novas funções, como a de transmissão de TV e conexão a DVD, videogame e até filmadoras.
Se o objetivo for comprar um equipamento que atenda aos requisitos de trabalho e lazer, é preciso ficar atento à configuração do produto pra evitar surpresas desagradáveis. A alta resolução é um item importante para os que querem assistir a seu programa de TV preferido com qualidade. O tempo de resposta também conta pontos: quanto mais rápido o monitor, menores as chances de o usuário sofrer com o " efeito fantasma". Atualmente, muitos modelos com suporte para TV possuem tempo de resposta de 5 milissegundos.
Verificar se o equipamento é compatível com HDTV, sistema que permite transmissão em alta resolução, é outro item que deve estar no checklist do comprador. Sem se esquecer, é claro, da entrada digital (DVI), que também assegura uma imagem mais nítida.

Um passo à frente
Enquanto o LCD reina absoluto na preferência dos consumidores, outras tecnologias evoluem e prometem ameçar a liderança do LCD em um futuro próximo.
Uma delas é a chamada Organic Light Emiting Diode (Oled, ou Diodo Orgânico Emissor de Luz). Entre os seus atrativos estão o baixo consumo de energia e a espessura da tela, ainda mais fina e leve. Outra tecnologia que desponta no mundo dos monitores é a Fied Emission Display ( FED).
O sistema promete mais nitidez, baixo consumo de energia e menor tempo de resposta.

Nenhum comentário: